terça-feira, 13 de outubro de 2009

Curso de Bioconstrução

CURSO de BIOCONSTRUÇÃO
UMA NOVA CONSTRUÇÃO PARA UM NOVO CLIMA
Nova data: 07 a 14 de Novembro de 2009
Facilitado por João Rokett

Numa nova visão de ecologia, nossa tarefa é de cooperação com a natureza, procurando ativamente o equilíbrio entre saúde, preservação e o espírito das nossas vidas. Para promover saúde pessoal e planetária procuramos realizar construções saudáveis, conservadoras de energia, integradas com os sistemas naturais em volta delas, desenhadas não para degradar o meio ambiente e sim para regenerar ele, construções que sejam lugares de cura para o corpo a mente o espírito e o planeta.A arquitetura ecológica ou “bioconstrução” (que usa materiais naturais) vem trazendo a sabedoria e conhecimentos práticos de varias culturas utilizando matérias de baixo impacto na extração no beneficiamento e no manejo, energias renovaveis, captação e armazenamento de agua de chuva e iluminação natural, atendendo as exigências ambientais, de conforto térmico, durabilidade, segurança e ótima relação custo beneficio. O Curso de Bioconstrução, e uma otima oportunidade para ver na teoria e na pratica cómo o campo da arquitetura e construção poden mudar para melhor aproveitamento dos recursos naturais (sol, agua e vento) criando assim um marco importante para a construção de um padrão / modo de vida mais sustentável.

Como será o curso de bioconstrução no Sitio Nova Canaã?
O Curso completo de 72 hs, em regime de imersão, trabalhando todos os aspectos da construção: desde o planejamento aos materiais e acabamentos, do início ao fim do dia. Terá palestra e amostra de fotos e filmes relacionados ao assunto.
Tópicos Abordados:
Introdução – histórico da construção natural- Localização ideal da planta, estrategias para o planejamento e desenho sustentavel- A casa saudavel- Interação com meio ambiente- Energia Solar pasiva- Água - Captação, armazenamento, reticulação e reciclagem - Tecnologias apropiadas- Materiais ecologicos- tecnicas de construção: super adobe, taipa de pilão, taipa de mão, adobe, cob, teto vivo, banheiros secos, fornos e fogoes e acabamentos naturais.- Estratégias para os trópicos úmidos e sub-úmidos

Quem são o instrutor e seus colaboradores?

O instrutor será João Rokett, Criador do primeiro curso de Bioconstrução do Brasil. Bioconstrutor há mais de dez anos. Construtor de casas populares. Diplomado em Permacultura por Bill Mollison Idealizador e coordenador das sementes ecológicas BioNatur. Diretor- fundador do IPEP - Instituto de Permacultura e Ecovillas da Pampa. Responsável pelo espaço "Bioconstruido" no Forum Social Mundial 2005. Colaborando com João Rockett, estarão Chivi Marincola, Permacultora pelo Ocidental Arts Ecology Center - Califórnia – EUA, Designer e Bioconstrutora á 5 anos e Flávio Duarte, Agrônomo, Permacultor e Consultor em Agroecologia e Sistemas Agroflorestas.

Quem deve participar deste curso?
Donos de casa, jardineiros, educadores, paisagistas, agricultores, arquitetos, pedreiros, urbanistas, ecologistas, bioregionalistas, mobilizadores sociais, enfim, todos aqueles interessados em uma vida sustentável.
Quanto custa o curso?
à vista R$ 750,00
parcelado R$ 900,00
O que está incluído no valor do curso?
Além das aulas, o curso inclui alojamento, alimentação (café da manhã, almoço, jantar e lanches), material bibliográfico e certificação reconhecida internacionalmente.
Como faço a minha inscrição?
Efetuar depósito na conta corrente abaixo, e enviar o comprovante para sitionovacanaa@gmail.com e comunicar pelo telefone: 81.3449-2270
Conta para depósito:Banco do Brasil Agência: 1850-3 Conta Corrente: 10077-3
Titular: Flávio Duarte da Fonseca
* Inscricões confirmadas somente mediante pagamento da primeira parcela.

Arquivo do blog