quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Andar de bicicleta na cidade: mobilidade sustentável, saúde e qualidade de vida.

Pessoas!!
Quem se aventura a usar a bicicleta na cidade do Recife ou em qualquer outra capital brasileira?
Entre os poucos, são muitos que a utilizam como meio de transporte principal, abdicando dos ônibus, carros e motos por convicção/opção ou realidade financeira. 51 % das bicicletas nas ruas do Brasil são utilizadas como transporte propriamente dito, já o restante fica na ordem do lazer(25%), uso infantil (23%) e esportivo (1%).
Enquanto estiverem nas ruas, observem o número de pessoas a transitar com a bicicleta, e algumas com toda a família em cima da magrela. Pode não ser seguro este processo, mas a falta de educação de trânsito no Brasil em geral, torna ainda mais perigoso ser ciclista. Infelizmente não à respeito pelos menores no trânsito, pois teoricamente o maior protege o menor. Neste sentido, pedestres, cadeirantes, ciclistas, etc. devem ser respeitados por veículos maiores, mas também têm suas obrigações. O bom senso, cordialidade e educação são fundamentais para o bom funcionamento da malha viária, que funciona como o sistema circulatório das cidades. Imagine que se uma das veias ou artérias entupirem, um "belo" congestionamento, altera o comportamento dos seus componentes, gerando estresse para todos ali presentes. O ciclista tem a facilidade de atravessar as cidades cheias que carros, que todos os dias tem sua frota incrementada por novos tomadores de espaço. A bicicleta é um transporte limpo, acessível, eficiente energetica e ecologicamente, que possibilita a realização de exercícios enquanto te movimentas nas urbes tomadas pelos veículos automotores.
Querem saber mais sobre andar de bicicleta no Recife e outras informações? Acessem o link abaixo, que é a matéria do JC "A Revolução das Bicicletas" e aproveitem o conteúdo.
Abraços pedalados
Zeca César - Coletivo CASA
http://www2.uol.com.br/JC/sites/bicicletas/index.html

Arquivo do blog