sexta-feira, 5 de março de 2010

Cuba estimula a criação de fazendas ao redor de centros urbanos

Cuba estimula a criação de fazendas ao redor de centros urbanos

A produção de alimentos dentro e ao redor das cidades vem crescendo como uma alternativa viável para a crescente demanda de alimentos nas zonas urbanas. Em diferentes partes do mundo, programas promovem o cultivo caseiro de alimentos para gerar mais autonomia ou aliviar a falta de recursos.

Cuba se caracterizou por promover este tipo de agricultura, mas agora dá um passo adiante com um novo plano de cinco anos.

O plano prevê a doação de terras para que cidadãos cubanos produzam, individualmente, frutas e hortaliças, e criem gado em “anéis” de 6,4 quilômetros de diâmetro instalados ao redor de 150 cidades do país (com exceção da capital, Havana). As fazendas serão dirigidas por particulares e devem realizar apenas em cultivos orgânicos.

Um ensaio piloto do programa já está em andamento na cidade de Camaguey, onde cerca de 1.400 pequenas fazendas deverão cobrir 52 mil hectares, a alguns minutos da cidade. Espera-se que o programa atenda a 75% das necessidades da população.

Segundo o jornal inglês The Guardian, o governo cubano espera que a iniciativa garanta comida mais barata e abundante e ao mesmo tempo reduza os custos de transporte.

O jornal destaca que o plano foi inspirado nas centenas de jardins urbanos (áreas de cultivo em cidades) que Raul Castro implementou durante a depressão econômica da década de 1990, quando a queda do comunismo na Europa teve um impacto negativo sobre Cuba.

Além de suas implicações políticas e econômicas, o projeto também é interessante sob o aspecto ambiental. Quando se discute cada vez mais a produção remota de alimentos, pouco sustentável devido aos enormes custos finaceiros e ambientais que acarreta, entregar terras a indivíduos com o objetivo de promover a produção local e orgânica em zonas próximas às cidades parece um passo na direção certa.









Camaguey, local do projeto piloto. Imagem: anymouse1

Fonte: Permacultura Social Brasileira

2 comentários:

Anônimo disse...

como é o coletivo de casa

Anônimo disse...

como é o coletivo de casa

Arquivo do blog